Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Setembro 03, 2010, 08:10:13 am

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
97876 Mensagens em 17728 Tópicos por 27553 Membros
Membro Mais Recente: lexorsoftservices
* Início Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se
+  wireless.com.pt :: Movimento Wireless Português
|-+  Hardware Wireless
| |-+  Antenas (Moderador: dvmp)
| | |-+  Procuro omnidirecional de 360 perfeitos Pol Horizontal
Páginas: [1] 2
Imprimir
Autor Tópico: Procuro omnidirecional de 360 perfeitos Pol Horizontal  (Lida 7316 vezes)
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« em: Julho 13, 2007, 06:11:47 pm »

Boas pessoal
estou procurando um esquema de uma omni que tenha 360 perfeitos ,que não seja tipo 150+150º (sectorial de duas faces)com polarização horizontal.

A coisa mais parecida com o que quero é isto :
http://www.demarctech.com/products/reliawave-antennas/2_4Ghz/DT-AN-24-OH-85.html

Fable conheces alguma ?
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #1 em: Julho 14, 2007, 03:47:51 pm »

Boas..

Eu tb ia dizer-te k as sectoriais era o que precisavas, mas é como dizes as sectoriais não são omni de 360º...tem um angulo "morto".

Sobre o esquema estou à procura ou então perceber como se poderá fazer. A unica diferença de uma colinear de polarização vertical deve ser na junção em cada 1/4 de onda. Mas acho que deve ser ISTO  

(é incrivel como 70% das informações especificas sobre antenas estão sob patentes ou tem k se pagar pa ver o artigo :roll: )
Registado
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: Julho 14, 2007, 05:29:25 pm »

Citação de: "fable"
Boas..

Eu tb ia dizer-te k as sectoriais era o que precisavas, mas é como dizes as sectoriais não são omni de 360º...tem um angulo "morto".

Sobre o esquema estou à procura ou então perceber como se poderá fazer. A unica diferença de uma colinear de polarização vertical deve ser na junção em cada 1/4 de onda. Mas acho que deve ser ISTO  

(é incrivel como 70% das informações especificas sobre antenas estão sob patentes ou tem k se pagar pa ver o artigo :roll: )

Ontem mandei um email ao bacano que fez a antena abaixo tirar a duvida se a pol era V ou  H.
http://martybugs.net/wireless/collinear.cgi

Tb ja vi uma coisa destas no forum mas ja perdi o rasto na altura coloquei lá um post tb
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 14, 2007, 06:08:08 pm »

no site do martybugs diz
collinear 360 degrees omni-directional, vertically polarised,

é dificil de encontrar omnis "caseiras" c/ polarização horizontal pk geralmente as pessoas que usam pol horizontal é com sectoriais e preferem fazer uma "omni" sectorial do que uma colinear..

No site k dei apesar de ele falar em pol. Horizontal...as explicações são semelhantes ao do site do martybugs..por isso acho que não é uma omni H.
Registado
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #4 em: Julho 14, 2007, 10:21:50 pm »

no site do martybugs diz
collinear 360 degrees omni-directional, vertically polarised,

é dificil de encontrar omnis "caseiras" c/ polarização horizontal pk geralmente as pessoas que usam pol horizontal é com sectoriais e preferem fazer uma "omni" sectorial do que uma colinear..

No site k dei apesar de ele falar em pol. Horizontal...as explicações são semelhantes ao do site do martybugs..por isso acho que não é uma omni H.

Pois foi essa a minha dúvida porque num refere uma POL e no outro a outra.
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 15, 2007, 12:17:59 am »

mas acho que as duas são de pol. Vertical..

tive à procura na internet mas não encontrei nada de jeito sobre essas omnis..se vir alguma coisa digo.
Registado
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: Julho 16, 2007, 12:35:29 am »

mas acho que as duas são de pol. Vertical..

tive à procura na internet mas não encontrei nada de jeito sobre essas omnis..se vir alguma coisa digo.

A antena de 6 dbis pra 2.4 é pol Vertical ,mas a outra para 144mhz é horizontal isto porque os loops são unidos por cabo enquanto na de 6 dbis são elementos com o cobre á mostra .

Ou seja na de 144mhz só irradiam os loops enquanto na de 6 dbis é a antena toda.

encontrei um esquema parecido com os loop a 144mhz que dá para perceber melhor.

http://www.wb0w.com/m2/2mtr/2m_ho.htm
Registado

rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #7 em: Julho 18, 2007, 10:49:04 pm »

existe esta que não é comercializada ,mas tb pelo preço dela não vai longe

+ info http://www.wlan.org.uk/antenna-page.html
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 19, 2007, 03:42:38 pm »

Citação de: "rt_rex"

Ou seja na de 144mhz só irradiam os loops enquanto na de 6 dbis é a antena toda.

e como podemos criar loops para a frequencia de 2.4ghz? tb acho que os loops é k vão definir se a antena é de pol. Horizontal ou Vertical...

posso tentar simular a antena para 144mhz, mas tenho o problema de não saber simular cabos coaxiais..pk a malha é o conjunto de dezenas de fios entrelaçados de uma forma especifica.
Registado
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #9 em: Julho 19, 2007, 05:15:06 pm »

Citação de: "rt_rex"

e como podemos criar loops para a frequencia de 2.4ghz? tb acho que os loops é k vão definir se a antena é de pol. Horizontal ou Vertical...

posso tentar simular a antena para 144mhz, mas tenho o problema de não saber simular cabos coaxiais..pk a malha é o conjunto de dezenas de fios entrelaçados de uma forma especifica.

Normalmente se não me engano as voltas das bobines para omnis tem 10 mm de raio,mas é uma bobine não uma volta.
Deixa estar logo surgirá algumacoisa interessante .
Neste momento estou ponderando usar duas "QUADOS" costas com costas ,mas a versão 360º não esta na página, já falei com o autor delas ele diz ser possível tal como as "AMOS" 360º

http://www.qsl.net/yu1aw/vhf_ant.htm
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 19, 2007, 05:57:41 pm »

os 10mm é 1/4 de onda com 0.95 factor de velocidade do cobre..

é bem pensado, pk as quados são de pol. horizontal, mas acho que não vais conseguir ter os 360º perfeitos...
Registado
fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 19, 2007, 10:40:44 pm »

simulei a antena para 144mhz HO collinear

para 144mhz

tive 2.0dBi
-40 sdB / 1.02 VSWR
-3dB 89,2º V / 360º H

agora vou testar com varias medidas pa ver se em 2.4ghz consigo aproximar  desses resultados

ele refere que o ganho simulado é de 3.27 +- 1.22dBi, por isso se tenho 2dBi...é pk deve ser 2dBi :lol:
Registado
rt_rex
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #12 em: Julho 20, 2007, 01:12:53 pm »

existe uma variante deste modelo de antena com os loops retangulares

http://www.m2inc.com/products/vhf/2m/2mholoop.html
Registado

fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 20, 2007, 04:42:25 pm »

vou investir um pouco mais nesta omni H, se não conseguir passo a essa com os loops rectangulares.

usando a velha regra de 3 simples, passei as medidas todas para 2.4ghz..

ex
200cm (cumprimento de onda em 144mhz)
12,3 cm (cumprimento de onda em 2.44ghz)
81.7cms (cumprimento do arco grande em 144mhz)

200----81.7
12.3----X

X=50.25cms (cumprimento do arco grande em 2.44ghz)

o s-dB e VSWR batem certo com estas medidas, pois o minimo encontra-se centrado em 2.4ghz, mas a antena não está a irradiar de forma uniforme..

Alguem k diga novas medidas para a antena (diametro do tubo; dos loops; abertura dos loops; etc..) para eu simular..
Registado
fable
Membro

Ver Perfil
« Responder #14 em: Julho 22, 2007, 09:52:07 pm »

sem as medidas certas, vou levar mt tempo até conseguir bons resultados (mas espero conseguir..)

entretanto tens aqui uma omni Horizontal (double helix) de 7/8dBD (em simulações consigo perto de 9dBi) talvez seja a diferença entre dBD e dBi :lol:

LINK  
com fotos

LINK da antena

sinceramente, se consegui-se passar a outra omni para 2.4ghz era mt mais simples de fazer do que esta..
Registado
Páginas: [1] 2
Imprimir
Ir para: